♦ 2

Dois de Ouros



O caminho misterioso não vai para dentro, mas para fora, não entra nos labirintos, mas sai deles. O caminho misterioso sobe por frias névoas de hidrogênio, braços de espiral rotativos e supernovas que explodem. A última etapa foi um tecido de macromoléculas autoconstruídas.



("Maya", Jostein Gaarder)







sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia 20, às 20 horas e 20 minutos


Olhe para o céu hoje à noite e você verá uma Lua quase cheia. Cheia mesmo ela estará amanhã, 19 de março. Falo da Lua para tratar da data do Carnaval. Muitos estranharam o Carnaval tardio deste ano (08/03). Mas se a Lua cheia aparecesse, por exemplo, dois dias depois (21/03), o Carnaval de 2011 cairia no dia 08 de fevereiro. 

Mas por que isso acontece?

Iluminação da Terra pelo Sol no momento do equinócio

A data do Carnaval é determinada pela data da Páscoa. E a Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia de outono. 

As condições em 2011:

Entrada do outono: 20 horas e 20 minutos, do dia 20 de março.
Primeira Lua cheia de outono: 18 de abril.
Primeiro domingo depois da primeira Lua cheia de outono: 24 de abril.

Definida a data da Páscoa, contamos 47 dias para trás e teremos a data do Carnaval. Simples, não?

O Carnaval e a Páscoa, portanto, variam de ano para ano de acordo com os movimentos da Terra e da Lua. Uma sequencia dessas datas forma um ciclo, que é repetido a cada 5.700.000 anos.

Um comentário:

vanesa disse...

Gostei da reportagem mas o meu maior medo agora é o acidente nuclear no japão e a pespctiva de vida para daqui uns +/- uns quarenta anos que pelo menos se DEUS quizer vou ter 77,sei que a temperatura média no verão será de +/- 40 sombra mas fazer o que?Léo o homem tem como parar o aquecimento me responda pelo face.bjs e ADORO seu blog,continue nos informando.