♦ 2

Dois de Ouros



O caminho misterioso não vai para dentro, mas para fora, não entra nos labirintos, mas sai deles. O caminho misterioso sobe por frias névoas de hidrogênio, braços de espiral rotativos e supernovas que explodem. A última etapa foi um tecido de macromoléculas autoconstruídas.



("Maya", Jostein Gaarder)







sábado, 8 de janeiro de 2011

Fascínio do Universo

(e-book gratuito)
Disponível em:



Uma ótima dica da Scientific American de janeiro de 2011:

“Interessados em astronomia de modo geral, mas especialmente iniciantes, têm literalmente ao alcance das mãos uma excelente obra de divulgação que pode ser baixada da rede sem qualquer custo. Trata-se de Fascínio do Universo, de autoria dos astrônomos Augusto Damineli e João Steiner, ambos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Distribuído ao longo de nove capítulos, o conteúdo oferece uma visão geral de astronomia e foi produzido no contexto do Ano Internacional de Astronomia, comemorado em 2009, que coincidiu com a assembleia geral da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), realizada pela primeira vez no Brasil.

O primeiro capítulo trata do universo como um laboratório de física, o que, longe de retirar a poesia de uma noite estrelada, amplia os seus encantos quando se toma conhecimento da história da criação e evolução do Universo. Em seguida os autores oferecem uma exposição sobre os sistemas planetários: no terceiro capítulo tratam de exoplanetas e a vida fora da Terra. O primeiro dos planetas localizados fora do Sistema Solar foi identificado em 1992, mas, agora, já estão cadastrados mais de 500 deles, ainda que nenhum tenha se mostrado uma réplica perfeita da Terra.

Estrelas variáveis, populações estelares, galáxias, estruturas em grande escala, Universo, evolução e vida e astronomia no Brasil completam essa obra."

(Pedro Nunes, Scientific American Brasil, ano 8, nº 104, p. 80)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mar em Italva


Quem reclama de Italva não ter mar, apenas chegou com atraso. Explico: pesquisando sobre a geologia do nosso estado, encontrei o “Mapa geológico simplificado do Estado do Rio de Janeiro”, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. No mapa há uma explicação sobre os tipos de rocha do território fluminense. Em um dos exemplos, deparo-me com este trecho:

“Os mármores de Cantagalo e Italva são rochas metassedimentares que indicam ter havido um grande depósito de corais num mar existente na região 1 bilhão de anos atrás.”

Quem quiser baixar o mapa (PDF) clique no link: